top of page
         As rochas ornamentais e as rochas de revestimento constituem uma das áreas mais promissoras no sector mineral. O sector em análise evidencia uma taxa média anual de crescimento da produção mundial superior a 6% ao ano, nos últimos 20 anos [5].

         Esta evolução fora provocada, pelo avanço tecnológico na área da extracção de pedra e da transformação dos blocos rochosos, possibilitou a inclusão no mercado de tipos rochosos anteriormente inexplorados e consequentemente não comercializado.

     Actualmente as rochas ornamentais devido à conjugação das suas qualidades estéticas e estruturais, apresentam um produto primordial em diversas áreas [6].

         As aplicações das rochas ornamentais são consideradas quase que ilimitadas, embora possam ser divididas em 4 grupos principais. A arquitectura e a construção, sendo o grupo com maior relevância, revestimento de elementos urbanos, a arte e a decoração [6].

       No sector industrial das rochas ornamentais, devido à enorme diversidade de aplicações conjugadas, são gerados vários conjuntos de produtos. Estes podem ser resumidos em, blocos, chapas, placas para revestimentos, ladrilhos modulares, revestimentos e obras dimensionais ou manufacturadas [6].

      Actualmente destacam-se como principais produtores de rochas ornamentais e de revestimento, a China, África do Sul, Turquia, Índia, Itália, Brasil e Espanha [5]. Alguns dos países referidos, principalmente a China, Índia e em parte o Brasil, são evidenciados défices de conhecimentos no corte de pedra e pouco desenvolvidos a nível tecnológico comparativamente aos mais desenvolvidos no sector, nomeadamente a Itália e Espanha.

     Todavia nos últimos anos, com maior relevância o Brasil, a Índia e a China têm vindo a desenvolver-se fortemente nas diversas áreas relacionadas com as rochas ornamentais, investindo na tecnologia de corte por fio diamantado [5]. O investimento no sector é justificado pelo crescimento económico dos países em análise, reflectido pelo vigoroso crescimento da construção de habitações decorrentes do processo de urbanização e da filosofia política de exportações.  A técnica de corte de pedra por fio diamantado é considerada por muitos uma invenção fantástica, devido às excelentes especificações de corte e pelas diversas operações de corte onde esta é aplicada. Todos os equipamentos com a tecnologia de corte por fio diamantado têm sido alvo de grande interesse e compra por parte das várias indústrias de exploração e transformação de rochas ornamentais.

         A indústria produtora de máquinas e equipamentos associados ao corte de pedra é de extrema importância para todo o sector de rochas ornamentais, pois a evolução deste é depende do desenvolvimento tecnológico ocorrido nas máquinas e equipamentos produzidos. A indústria em análise demonstra uma grande evolução devido aos requisitos e solicitações pretendidas pelo mercado. Os equipamentos produzidos e as rochas ornamentais são bens transaccionáveis, o que os torna alvo de grande interesse ao nível económico do país onde se encontra o tipo de indústria em análise. De realçar que o sector industrial produtor de equipamentos, pode desenvolver a manutenção e reparação dos mesmos, tendo desta forma um desenvolvimento sustentável.

 

8. Prospeção industrial e económica da tecnologia de corte por fio diamantado 

Definições:

 

A rocha ornamental é definida como uma substância rochosa natural que, submetida a diferentes graus de modelamento ou beneficiamento, pode ser utilizada como uma função estética qualquer.
 

A rocha de revestimento, por sua vez, é qualificada pelo órgão como material rochoso passível de desdobramentos e beneficiamentos diversos com emprego em acabamentos de superfícies de paredes e pisos em construções civis.

 

Trabalho Realizado por:

Carlos Monteiro



Professores Orientadores:

António Caetano Monteiro

João Pedro Mendonça

 

 

bottom of page